Quais os planos dentários que cobrem implantes
Ter um dente natural é sempre melhor do que a restauração com qualquer prótese. Porém, em determinadas situações, em que as peças dentárias naturais estão muito comprometidas, por doença periodontal, por exemplo, a implantação de próteses artificiais é uma opção válida e, em busca de serviços de qualidade e economia, contar com os planos dentários que cobrem implantes pode ser uma estratégia inteligente.
Afinal, toda prótese está sujeita a acidentes e, o paciente deve evitar certos alimentos excessivamente duros e manter o controle da placa bacteriana. O controle periódico deve ser feito pelo dentista, pelo menos uma vez de cada 6 meses. E, a melhor alternativa é, novamente, a adesão de planos dentários que cobrem implantes, principalmente se houver a necessidade de realizar uma cirurgia de enxerto ósseo. Normalmente, indicada para áreas de maior risco de perda de dentária.
Com o crescimento do interesse da população pelos planos dentários que cobrem implantes opção para o tratamento reabilitador, é comum que surjam preocupações como a possibilidade de colocar implantes sendo diabético. Para as consultas de rotina ou de cirurgia, o profissional responsável pelo caso seleciona o tipo de anestésico que este paciente pode usar com segurança, ou o tipo de medicação pré e pós-cirurgia, bem como os cuidados a serem tomados no controle pós-operatório. Ou seja, quando contratada, o paciente que sofre de diabetes pode realizar a adesão de planos dentários que cobrem implantes e efetuar a cirurgia de implantação das próteses artificiais.
Diabetes e planos dentários que cobrem implantes
A Diabetes Mellitus é uma enfermidade caracterizada pela insuficiência na ação e/ou na produção de insulina, hormônio essencial para o bom funcionamento do metabolismo da glicose. Sem a insulina ou sem uma ação efetiva deste hormônio, ocorre a hiperglicemia, que é um aumento de glicose no sangue circulante. Este fenômeno leva a uma série de consequências para a saúde, como:
- Repercussões sistêmicas;
- Doença periodontal;
- Perda de peso;
- Fadiga.
Existe uma relação estabelecida pela odontologia sobre o comprometimento da osseointegração dos implantes em casos de pacientes diabéticos. Considerando que, a osseointegração é o processo pelo qual o implante dentário se une de maneira funcional com o osso no qual foi inserido. Este processo é essencial para que, sobre este pino de titânio, possa ser colocada uma prótese que, irá restaurar a função e a estética da peça dentária perdida. Mas, afinal, como os planos dentários que cobrem implantes podem auxiliar pacientes diabéticos?
Soluções dos planos dentários que cobrem implantes
Em diabéticos não controlados, o processo de osseointegração pode ser prejudicado, pois o estado hiperglicêmico leva a prejuízos no processo de cicatrização e remodelação óssea. Além do, estes pacientes também estarão sujeitos a infecções no pós-operatório se não forem adequadamente acompanhados. Por esta razão, o controle da glicemia e, certeza da qualificação do profissional que será responsável pelo caso, são medidas essenciais a serem tomadas antes de realizar o procedimento. Através da contratação de planos dentários que cobrem implantes, o paciente conta com profissionais altamente qualificados e ambientes regularizados pela ANS.
Além de, anteriormente, a iniciação do tratamento com implantes, exames serão solicitados, a fim de avaliar a saúde geral do paciente no período que antecede a cirurgia. E, procedimentos como este também fazem parte da cobertura oferecida pelos planos dentários que cobrem implantes.